Almanaqueiras: ou não queiras.

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quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

De fato!

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 O setor de mídia é o último reduto da reserva de mercado no país. Só se aceita participação de até 30% de grupos estrangeiros no capital de empresas nacionais. Na parte televisiva e radiofônica, os grupos são defendidos pelo sistema de concessão do espaço público, com tal liberdade de uso que lhes é permitido até alugar horário para terceiros.

No último mês, El País lançou sua edição brasileira – apenas na Internet. Alguns anos atrás o grupo português Ongoing entrou no mercado de mídia – mas graças ao fato de uma das herdeiras ter nacionalidade brasileira.


Nos últimos anos, coube a grupos estrangeiros a cobertura jornalística mais isenta sobre o Brasil. Empresas como a britânica BBC, a agência Reuters, diários internacionais, como El Pais e Financial Times, independentemente de sua orientação ideológica, foram os que respeitaram mais os fatos.

Nos próximos meses, além de acossadas pelas redes sociais e pelo novo jornalismo online, os grandes grupos de mídia terão que gastar energia para defender seu mercado da mídia regional e dos grupos internacionais.
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Luiz Nassif

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