Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

sábado, 8 de dezembro de 2012

"Sinto-me honrado com a escolha", reagiu Flávio Tavares


Flávio Tavares eleito para Academia Paraibana de Letras


Flávio Tavares tornou-se o primeiro artista plástico a integrar a Academia Paraibana de Letras, depois de ter sido eleito, ontem, para a cadeira 14 cujo patrono é Eliseu Elias César. O último ocupante da vaga havia sido o poeta e ex-governador Ronaldo Cunha Lima, e Flávio Tavares venceu com 36 votos contra dois sufrágios dados ao seu concorrente, o escritor Antônio Mariano.


"Sinto-me honrado com a escolha", reagiu Flávio Tavares ao comentar o resultado. Ele ensaiou a candidatura pela primeira vez em 2008, mas acabou desistindo. Na época, estava em jogo a cadeira número um, que tinha sido ocupada por Altimar Pimentel e tem como patrono o festejado poeta Augusto dos Anjos. Flávio relata que foi encorajado por amigos a se candidatar naquele ano, mas nem chegou a se registrar. José Nêumanne Pinto pediu-lhe que declinasse da disputa, e ele atendeu prontamente.



"Agora, os acadêmicos acharam que era o momento de ter um artista plástico dentro da Academia, saindo um pouco da vertente literária, e eu resolvi aceitar", historiou ele. Flávio Tavares contou com o apoio da escritora Ângela Bezerra de Castro, que defende o argumento de que a Academia não é restrita às letras, mas às artes de um modo geral, tendo como um dos seus patronos Pedro Américo.



Ângela afirmou à imprensa que há muito tempo a APL não tinha uma votação tão expressiva quanto a de Flávio Tavares. Ela foi designada para dar o parecer na inscrição e diz ter se emocionado ao ler o currículo do artista, "que orgulha a Paraíba". O escritor e acadêmico Hildeberto Barbosa Filho também saudou o ingresso de Flávio Tavares. "Em se tratando de uma instituição que deve representar os diversos lastros e latitudes da cultura, a Academia deve abrir espaço para escritores, teatrólogos, juristas, pintores, quadrinistas e arquitetos", opinou Hildeberto.


Fonte - Da equipe do "RepórterPB"

Nenhum comentário:

Postar um comentário