Assembléia deflagra Caravana da Seca
Por Nonato Guedes
Os deputados que compõem a Assembléia Legislativa da Paraíba, acompanhados de jornalistas, iniciam hoje o roteiro de peregrinação pelos municípios atingidos pela estiagem. A chamada Caravana da Seca, liderada pelo presidente da Casa, deputado Ricardo Marcelo, do PEN, percorrerá cerca de 39 cidades, numa extensão de 1.500 quilômetros, até a próxima sexta-feira. O roteiro começa pela cidade de Picuí, seguindo para Campina Grande. O presidente da AL ressaltou que a viagem é necessária para a elaboração de um documento que exponha em detalhes a situação que o Estado enfrenta com os reflexos da estiagem, cujas cópias serão entregues ao governo federal, ao governo estadual e aos integrantes da bancada federal em Brasília, "de forma que todos possam se basear em dados concretos para discutir alternativas ao quadro de calamidade".
A Caravana da Seca segue o modelo adotado na recente vistoria das obras de transposição das águas do rio São Francisco, acompanhada por representantes da Assembléia da Paraíba. "Temos um compromisso com a população, dentro da agenda positiva da Assembléia, e não pretendemos fazer disso um instrumento político. Apenas não podemos ficar omissos diante do clamor generalizado das populações e de lideranças comunitárias, religiosas e políticas, que denunciam, inclusive, através das redes sociais, a gravidade da conjuntura. Não vamos fazer farra nem turismo, mas os representantes do povo não podem se mostrar insensíveis diante de tantas reclamações que vêm sendo feitas", esclareceu Ricardo Marcelo. O deputado Francisco de Asssis Quintans, do Democratas, que preside a Frente Parlamentar da Seca na Assembléia, destaca a oportunidade da viagem para colocar os parlamentares em contato com a situação real dos paraibanos, o que, a seu ver, deve aumentar a eficiência das medidas que o Poder Legislativo pretende tomar.
Quintans sugere que é hora de combater as mazelas sociais enfrentadas pela população. E expõe: "O povo está sofrendo com a dizimação dos rebanhos, o esgotamento do potencial hídrico e a carência de meios para o seu sustento". A deputada Daniella Ribeiro, do PP, representante de Campina Grande, revelou que a segunda cidade do Estado possui uma zona rural pequena mas também sofre com a estiagem por ser o polo de uma região composta por mais de 20 municípios, que carecem de atenção especial.
A Assembléia Legislativa disponibilizou transportes para todos os parlamentares e a imprensa e destacou o fotógrafo Nyll Pereira, além de cinegrafistas, para a documentação do contato dos parlamentares com as populações afetadas. Quintans enfatizou como essencial a metodologia de audiências dos deputados com cidadãos comuns e integrantes de associações representativas da população. "A peregrinação pelo Estado objetiva identificar os problemas e relacionar medidas que devem ser tomadas com urgência pelas autoridades constituídas. A partir da Caravana, poderemos fundamentar a situação de calamidade do semi-árido, conscientizando melhor os membros da classe política, a quem cabe pressionar os órgãos do poder para a tomada de providências", enfatizou o parlamentar do Democratas. A comitiva pernoitará hoje em Campina Grande depois de circular pelo Curimataú e pelo Seridó. Amanhã, haverá deslocamento para as cidades de Monteiro e Patos, seguindo-se São Bento, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa e Itaporanga.
FONTE ReporterPB
Nenhum comentário:
Postar um comentário