Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

A morte na balança

Os bons tempos em que só se morria de subnutrição 

Ruy Castro




Em “Vidas Secas”, romance de Graciliano Ramos, de 1938, uma família de retirantes nordestinos come o papagaio de estimação durante sua viagem para fugir da seca. Era o jeito, mas duvido que aquele papagaio, pouco maior que um galeto, bastasse para alimentar o marido, a mulher e as duas crianças. Passasse-se hoje a história, eles encontrariam, em meio à aridez da caatinga, uma filial do McDonald’s, do Bob’s ou do Burger King, e poderiam escolher entre as ofertas de hambúrgueres, de acordo com sua necessidade de calorias.

Segundo reportagem de Márcia De Chiara domingo último [10] no jornal O Estado de S. Paulo, o McDonald’s está servindo um sanduíche com hambúrguer de carne bovina de 120 g, dez fatias de bacon, alface, cebola, queijo derretido, tomate, maionese, ketchup e mostarda, num total de 695 calorias. É quase um sanduíche diet comparado ao do Bob’s, com seu robusto hambúrguer de 160 g e guarnições equivalentes, somando 865 calorias. Mas os dois empalidecem diante do sanduíche do Burger King, que ostenta tudo aquilo e quatro andares de hambúrgueres, com piramidais 2.320 calorias.

Dizem os nutricionistas que uma pessoa de idade, peso e altura médios se contenta com cerca de 2.000 calorias por dia, se isso equivaler às calorias que ela queima. Mas, por mais nutritivos que sejam aqueles hambúrgueres, ninguém se limita a eles. E as batatas fritas, a Coca-Cola, a pipoca, o milk-shake?

Isso explica por que, segundo Yuval Noah Harari, em “Homo Deus”, havia 850 milhões de pessoas subnutridas no mundo em 2014 e 2,1 bilhões de pessoas com excesso de peso. A subnutrição mata, mas a obesidade mata três vezes mais. Em 2012, as guerras mataram 120 mil pessoas, o crime, 500 mil, e a diabetes, 1,5 milhão. Ou seja, diz ele, o açúcar é mais perigoso que a pólvora —e a Coca-Cola, mais letal que a Al Qaeda.

Bons tempos aquele em que o velho Graça escreveu sua obra-prima.

Ruy Castro
Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário