Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

quinta-feira, 13 de abril de 2017

são tantas coisinhas estúpidas

Temer sonda base sobre possibilidade de ignorar lista tríplice para sucessor de Janot 

Mônica Bergamo

Michel Temer sondou parlamentares da base do governo sobre a possibilidade de ignorar a lista tríplice que o Ministério Público Federal elegerá no segundo semestre para a escolha do sucessor de Rodrigo Janot. O próprio procurador-geral da República não se oporia à decisão caso o escolhido saísse das fileiras do grupo que o apoia.

ÚNICO E EXCLUSIVO

A assessoria do procurador-geral afirma que os dois já conversaram sobre o tema mas que a prerrogativa de indicação do sucessor de Janot é de Temer, sem comentar, até o fechamento da coluna, se ele explicitou o posicionamento político que adotará caso a lista não seja considerada.

MAIS DO MESMO

Os parlamentares ouvidos por Temer relatam que seria uma decisão complicada, mesmo que o grupo de Janot apoiasse a solução: a escolha do procurador-geral da República em uma lista tríplice da categoria é praxe desde o primeiro governo Lula, embora não esteja prevista na Constituição. A tendência hoje é que Temer mantenha a decisão, explicitada quando assumiu o cargo, de seguir a tradição.

SOBE

Os relatos contra Lula na delação da Odebrecht dividem o PT. Há dirigentes que acreditam que as acusações contra o ex-presidente saíram do patamar "das mesquinharias, como os pedalinhos", para uma outra dimensão, mais grave.

O ÚNICO

Um outro grupo acredita que o Judiciário agirá com cautela redobrada em relação a Lula. Não haveria como condená-lo enquanto processos contra os próceres do PSDB devem correr lentamente nos tribunais superiores em Brasília.

DE VOLTA

Em festa por não integrar a lista de delatados da Odebrecht, o ex-prefeito e deputado Paulo Maluf (PP-SP) será julgado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no dia 9 de junho, sob acusação de lavagem de dinheiro no caso Águas Espraiadas.

VIZINHOS E RIVAIS

A peça "Refluxo", com os atores Carlos Morelli, Lavínia Pannunzio e Maurício de Barros, estreou na terça (11). Os atores Guilherme Leme, Clara Carvalho e Renata Becker assistiram ao espetáculo, no Centro Cultural Fiesp, na avenida Paulista. O produtor da montagem, Luque Daltrozo, também esteve lá.

MULTIDÃO

Confusão no PT de São Paulo, que realizou congresso em cerca de 300 municípios do Estado: o movimento Optei vai pedir auditoria no processo eleitoral depois de verificar que, em algumas cidades, o comparecimento de filiados chegou a praticamente 100%, o que seria um indício de graves fraudes.

VOTO NULO

Os petistas vão pedir auditoria nas cidades em que votaram entre 50% e 60% dos filiados. Já nos que tiveram mais de 70% de quórum será solicitada a impugnação pura e simples dos votos.

LUPA

A prática da Polícia Militar de São Paulo de captar imagens em manifestações de rua foi questionada na Justiça pela Artigo 19. A ONG, que já havia pedido detalhes sobre o sistema Olho de Águia via Lei de Acesso à Informação, diz que há "denúncias da criação de bancos de dados de manifestantes e de intimidações contra pessoas filmadas". No processo, a entidade pede que a PM seja obrigada a explicar como funciona o protocolo.

LUPA 2

O pedido de liminar, para que a corporação liberasse imediatamente as informações, foi negado nesta semana, mas a Artigo 19 vai recorrer e ainda aguardar o julgamento do mérito da questão. Em nota, a PM diz que a diretriz "contém informações técnicas operacionais para atuação em eventos de grande porte, como shows, eventos esportivos e manifestações".

LUPA 3

Segue a nota: "Se divulgadas, essas informações podem comprometer o trabalho dos policiais, que atuam para garantir a segurança de todos: PMs, público participante e até das pessoas que não participam dos eventos". A PM afirma ainda que "qualquer denúncia sobre a atuação policial pode ser registrada na corregedoria da instituição".

CURTO-CIRCUITO

Preta Gil faz nesta quinta-feira (13) apresentação especial do "Baile do Bloco da Preta", na Audio.
A Livraria Leitura inaugurou loja no shopping Light.
A banda Garotas Suecas se apresenta nesta quinta no CCSP, às 21h. Entrada gratuita.

Fernanda Takai lança neste mês o DVD "Na Medida do Impossível - Ao Vivo no Inhotim", com direção de Cristiano Trad e Nathália Marçal (Árvore Filmes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário