O buraco é mais embaixo

Diz-se: "Comigo o buraco é mais embaixo" ou "está mais abaixo". Advertimos, de cara, que surpreendentemente essa expressão não possui qualquer conotação sexual, embora eventualmente até possa ser utilizada para oferecer algum tipo de diretriz ou orientação.
Não consegui ainda descobrir a origem dessa expressão (se alguém souber, por favor, me ensine), mas identifiquei alguns possíveis significados e usos:
- Quando alguém avalia mal uma situação e precisa corrigir a sua conduta (contribuição de Robinson), é advertido que "Comigo o buraco é mais embaixo". Esse erro de avaliação exige que alguém se esforce mais, corrigindo o comportamento anterior.
- Basicamente, tenho o mesmo entendimento e talvez isso tenha um aspecto regional. Quando se diz que o buraco é mais embaixo, me parece que o interlocutor deve se abaixar (esforçando-se mais) e em ato de submissão, o que indica que o seu comportamento deve ser conformado e adaptado a uma situação de prevalência do dono do buraco inferior.
Por exemplo: Se alguém faz um desaforo ao sujeito A e ele não aceita, ele diz que o buraco dele é mais embaixo e o sujeito Y tem que mudar o seu comportamento.
- Identifiquei também a possibilidade de, sendo mais embaixo, é mais difícil de entrar nesse buraco, o que figurativamente pode ter relação com algum tipo de regulagem.
E por que estou pensado sobre isso hoje? O que anda pela minha cabeça? Não faço a menor ideia. Só sei que comigo o buraco é mais embaixo.
Fabiana Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário